Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.

Terra FM 35 anos: O ‘radinho’ e o ‘radião’ do vô Beto 1wi6e

Por Débora Kist/Folha do Mate 1z2f4s

Aos 90 anos, Alberto Oliveira da Cruz é só um pouco mais moço que seu fiel companheiro diário, que já chegou aos 100. Vô Beto, como é conhecido, nasceu em 1932, quando o rádio, no Brasil, ainda era um ‘menino de calça curta’. Mas foi apenas na década de 1960, quando ele já tinha esposa e os filhos, que teve oportunidade de comprar o primeiro aparelho, resultado de uma promessa após uma boa colheita de tabaco, na Linha Estrela. “Eu sempre gostei de ouvir. A gente ia de noite, nos vizinhos, para acompanhar, principalmente a Farroupilha. Então quando comprei aquela ‘caixa de abelha’ foi uma grande alegria”, lembra o agricultor aposentado.

Vô Beto mora sozinho no Loteamento Eisermann, mas é vizinho de porta de uma das filhas, que vai ver o pai até três vezes por dia. “O pai faz a comida dele, coloca roupa na máquina e estende. Só não faz faxina pesada”, comenta Marly Eisermann, elogiando a saúde e disposição do patriarca.

Já que a vista não é mais ‘aquela coisa’ há um bom tempo, ler jornal ou assistir TV se tornou raridade. Por isso, vô Beto segue fiel ao meio de comunicação pelo qual se apaixonou ainda jovem e, na casa dele, são as vozes da Terra FM as mais ouvidas. A sintonia na emissora é das 5h30min, quando acorda, até as 22h, quando vai dormir, seja no aparelho maior, o ‘radião’ na estante da sala, ou no radinho que fica sobre a mesa da cozinha.

Entre os programas favoritos, está o Alma Gaúcha, aos domingos pela manhã (já que adora música gauchesca), e o Terra Bom Dia, de segunda a sexta, onde a maior estrela também faz parte do time dos avós. “Eu adoro a vó Gegê. Às vezes, ela vem com umas piadas meio fortes, mas dou muita risada”, relata vô Beto.

Curiosidade 1h2z55

• Além de Marly, 66 anos, Alberto Oliveira da Cruz é pai de Paulo e Marlene (já falecidos) e Claudio, que tem 68 anos. Vô Beto foi casado com Laura da Costa Cruz (1932-1989). É ela quem dá nome à Casa Laura, empreendimento mantido pelo filho Claudio, na RSC-287.

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta 3t1y4t

Últimas notícias 5l4l4k

Retomada da Copa Serrana tem 16 gols em três jogos; confira os resultados 2n5q38

“Um presentão de Dia das Mães, estou muito feliz”, destaca Laini, ganhadora de R$ 15 mil da campanha Local é Legal 28e25

Laini Nieland é a ganhadora de R$ 15 mil da campanha Local é Legal 664n3x

Podcasts 9y2o

ALM Engenharia reforça compromisso com o esporte 18115c

Despachante Allgayer é liderado por jovens empreendedores 4f2l2z

JHS Pinturas celebra 27 anos: uma jornada de desafios e conquistas 1e1c59